Em sua trajetória de 90 anos, o Colégio Ipiranga sempre primou pela qualidade de seu ensino e pela segurança de seus estudantes.
Diante dos episódios ocorridos em escolas do país, algumas medidas estão sendo efetivadas no dia a dia, como o intercâmbio de informações e precauções com outras escolas da Rede Sinodal; orientação aos professores e funcionários sobre a observância sobre qualquer movimento estranho nas dependências internas e arredores do educandário; encontros com a Guarnição da 7º BPM sobre os procedimentos de segurança; palestra com a comissária da Polícia Civil, Luciana Rolim, que falou sobre “Cultura da Paz”; participação em reuniões organizadas pela Administração Municipal; e conversas em sala de aula pelo diretor da escola, Nelson Weber, no sentido de se manter o equilíbrio, cuidados com as redes sociais e observância dos ambientes em que circulam.
Mas, para tranquilizar, ainda mais, a comunidade escolar, o Colégio Ipiranga conta com 32 câmeras de monitoramento instaladas no prédio principal e sete câmeras fazem a vigilância no prédio especial da Educação Infantil, perfazendo um total de 39 câmeras que vigiam todos os espaços escolares, interna e externamente. O resultado de todo esse processo é observado, durante o expediente escolar.
Desta forma, todos os locais e adjacências estão cobertas pela vigilância dos aparelhos, proporcionando tranquilidade e bem-estar nas dependências da escola.