Central de Atendimento

(55) 3522-2081 / 3522-2082 (55) 98449-3040 / (55) 99641-1164

Superior Site (1)
Superior Site (2)
Superior Site

Repensar e Discutir a Prática da Matemática

Repensar e Discutir a Prática da Matemática

Matematica_Copy

O Colégio Gaspar Silveira Martins, de Venâncio Aires, sediou, nos dias 27 e 28 de abril, o Encontro Nacional de Professores de Matemática da Rede Sinodal de Educação, evento voltado aos professores de matemática e pedagogos que atuam na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A professora Francieli Luiza Pavani Wolmuth, docente da educação infantil do Colégio Ipiranga, participou do Encontro.

O professor Airton de Mattos, doutor em Educação, deu início às atividades com palestra sobre neuroeducação. Ele destacou que “antes, o foco era apenas o professor; agora, são os alunos. Os alunos têm cérebros diferentes e, por isso, a aprendizagem é diferente. Com isso, muda a pedagogia e se faz necessário repensar as práticas de sala de aula. No futuro haverá, certamente, outras linhas de pensamento e outras abordagens pedagógicas, porém o ser humano sempre será o centro do processo.”

                Em segundo momento, os professores foram encaminhados para diversas oficinas. A oficina direcionada para as pedagogas foi ministrada pela professora Mariana Baumhardt Souza, desenvolvendo a temática das “Diferentes abordagens para o ensino da geometria na Educação Infantil”. Segundo a professora Mariana, “o caminho para o ensino da matemática é a interdisciplinaridade, sempre relacionando-a com coisas práticas”.

                Foram realizadas também oficinas de compartilhamento de vivências e experiências, nas quais produziram-se materiais concretos de sala de aula, com o objetivo de propor ao aluno, de forma lúdica, a observação de figuras geométricas, bem como a investigação e exploração das possibilidades geométricas.  As oficinas também abordaram a relevância de motivar o aluno através de histórias e músicas, para que ele entenda sequências lógicas e as possibilidades de abstração e identificação.

                Dessa forma, ciente da curiosidade inata da criança e do grande potencial que esta possui em desenvolver um raciocínio lógico, faz-se mister trabalhar sequências matemáticas e acrescentar gradativamente novas possibilidades geométricas a esse processo.

Menu
Cardápio
Informações Anglo
Fale Conosco
  • (55) 3522-2081 / 3522-2082
  • (55) 98449-3040
  • (55)99641-1164
  • cipiranga@gmail.com

Rua Salgado Filho, 12 – Centro
CEP 98600-000 – Três Passos – RS