Nos dias 05 e 06 de maio de 2017, as professoras do Colégio Ipiranga, Cecília Oppermann e Fátima Bavaresco participaram do curso “Adolescer e Aprender no Ensino Fundamental”, promovido pela Rede Sinodal de Educação e realizado pelo Colégio Martinus, de Curitiba, PR.
O Curso promoveu, por meio de palestras e rodas de conversa, a discussão de questões relativas ao ensinar e ao aprender, sobre o desenvolvimento neurológico, emocional e social de alunos da faixa etária de 10 a 14 anos, perspectivas metodológicas ativas e interativas para o trabalho com alunos desta idade e o compartilhamento de práticas pedagógicas bem sucedidas.
Os temas abordados foram os:
– “Adolescer e Aprender no Ensino Fundamental em Perspectiva- Contribuições da Neurociência”. Ministrante: Profª Sílvia Andri.
– “Contribuições da Pscicanálise”. Ministrante: Prof. Dr. Rejinaldo Chiaradia.
– “Questões Pedagógicas”. Ministrante: Prof. Dr. João Francisco Lopes de Lima.
– “Desafios Didáticos sobre Ensinar e Aprender no Ensino Fundamental”. Ministante: Profª Drª Inge Suhr.
O Prof. Dr. Rejinaldo Chiaradia abordou, com muita autoridade, a questão “Da adolescência, o que nos toca?”. Afirmou que o adolescente denuncia a inconsistência do nosso discurso sobre o que é ser adulto, pois vê o drama expresso nos nossos olhos.
As palestras provocaram reflexões sobre a prática nas escolas e, dentre as exigências da contemporaneidade, estão a criatividade, autonomia, a ética na resolução de problemas novos, a capacidade para lidar com o novo, o desconhecido, a mudança, a flexibilidade de pensamento, trabalho em habilidades mais intelectuais do que físicas, a necessidade de superar a fragmentação do conhecimento.
A recomendação do encontro é que devemos trabalhar para que os alunos se sintam seguros na escola e construam laços relevantes.