Central de Atendimento

(55) 3522-2081 / 3522-2082 (55) 98449-3040 / (55) 99641-1164

Superior Site (1)
Superior Site (2)
Superior Site

Projeto de alunos propõe transformar UPA em Posto 12h

Projeto de alunos propõe transformar UPA em Posto 12h

grupoUPAA partir do tema geral da Iniciação Científica deste ano do Colégio Ipiranga “Possibilidades econômicas, tecnológicas e sociais para o desenvolvimento regional”, um grupo de alunos da 1ª Série do Ensino Médio, formado por Ivana Sulczewski, Jonathan Zounar Tenorio, Vanessa Schemmer, Hellen Closs e Eduardo Pedralli, desafiou-se a contribuir na possibilidade de transformar a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do município de Três Passos em um Posto de Saúde 12 horas.

Para tanto, a proposta se dispõe a  buscar o auxílio da população três-passense e de órgãos públicos para a concretização da ideia.

As UPAs foram construídas em todo o Brasil com o intuito de atenderem 24 horas por dia,  diminuindo as filas dos hospitais e postos de saúde dos municípios sede. 

A UPA de Três Passos, a exemplo de outras 10 unidades no Rio Grande do Sul, ainda não entrou em efetivo funcionamento devido a problemas nos repasses do Ministério da Saúde para manutenção mensal. Também faltam equipamentos e materiais que estão em fase final de licitação.

Com capacidade para atender uma área populacional de até 100 mil habitantes, a UPA, de porte 1,  teria nove leitos e poderia receber 150 pacientes por dia. Ela atenderia, além de Três Passos, os municípios de Tiradentes do Sul, Esperança do Sul, Bom Progresso, Crissiumal, Humaitá, Sede Nova, Campo Novo e Braga.

Vale salientar que o município assumiu esta responsabilidade, atribuída pelo Ministério da Saúde, tendo em vista a grandiosidade do projeto que beneficiaria não apenas Três Passos, mas qualificaria a área da saúde de modo regional, inclusive, desafogaria a demanda do Hospital de Caridade, no que diz respeito ao serviço de urgência e emergência.

Assim que os alunos iniciaram o projeto, eles buscaram orientações e informações junto às autoridades da saúde local e, uma das opções viáveis para que o atendimento se efetive, é a transformação da UPA em um Posto de Saúde.

Considerando todos estes aspectos, o grupo de alunos abriu a discussão para toda a comunidade, no sentido de refletir e contribuir com sugestões para que o prédio que abrigaria a UPA se transforme num Posto de Saúde 12 Horas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Menu
Cardápio
Informações Anglo
Fale Conosco

Rua Salgado Filho, 12 – Centro
CEP 98600-000 – Três Passos – RS