A partir do tema geral da Iniciação Científica deste ano do Colégio Ipiranga “Possibilidades econômicas, tecnológicas e sociais para o desenvolvimento regional”, um grupo de alunos da 1ª Série do Ensino Médio, formado por Ivana Sulczewski, Jonathan Zounar Tenorio, Vanessa Schemmer, Hellen Closs e Eduardo Pedralli, desafiou-se a contribuir na possibilidade de transformar a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do município de Três Passos em um Posto de Saúde 12 horas.
Para tanto, a proposta se dispõe a buscar o auxílio da população três-passense e de órgãos públicos para a concretização da ideia.
As UPAs foram construídas em todo o Brasil com o intuito de atenderem 24 horas por dia, diminuindo as filas dos hospitais e postos de saúde dos municípios sede.
A UPA de Três Passos, a exemplo de outras 10 unidades no Rio Grande do Sul, ainda não entrou em efetivo funcionamento devido a problemas nos repasses do Ministério da Saúde para manutenção mensal. Também faltam equipamentos e materiais que estão em fase final de licitação.
Com capacidade para atender uma área populacional de até 100 mil habitantes, a UPA, de porte 1, teria nove leitos e poderia receber 150 pacientes por dia. Ela atenderia, além de Três Passos, os municípios de Tiradentes do Sul, Esperança do Sul, Bom Progresso, Crissiumal, Humaitá, Sede Nova, Campo Novo e Braga.
Vale salientar que o município assumiu esta responsabilidade, atribuída pelo Ministério da Saúde, tendo em vista a grandiosidade do projeto que beneficiaria não apenas Três Passos, mas qualificaria a área da saúde de modo regional, inclusive, desafogaria a demanda do Hospital de Caridade, no que diz respeito ao serviço de urgência e emergência.
Assim que os alunos iniciaram o projeto, eles buscaram orientações e informações junto às autoridades da saúde local e, uma das opções viáveis para que o atendimento se efetive, é a transformação da UPA em um Posto de Saúde.
Considerando todos estes aspectos, o grupo de alunos abriu a discussão para toda a comunidade, no sentido de refletir e contribuir com sugestões para que o prédio que abrigaria a UPA se transforme num Posto de Saúde 12 Horas.