Professores de Matemática e Ciências da Natureza das escolas da Rede Sinodal estiveram reunidos em Panambi
Panambi
Nos dias 14 e 15 de junho o professor Matheus Franke, do Colégio Ipiranga, participou do Encontro Nacional de Professores de Matemática O evento, organizado pelo Colégio Evangélico Panambi e chancelado pela Rede Sinodal de Educação, teve como tema: “Desafios e Descobertas: Explorando a interconexão entre Ciências da Natureza, Matemática e um mundo em transformação”.
Na ocasião, o Professor Idelfranio Moreira de Sousa, formado em Física e Gerente de Ensino e Inovações Educacionais do SAS Plataforma de Educação, proferiu palestra sobre “Articulando as inovações pedagógicas com as reais necessidades dos alunos”.
Os participantes também tiveram oportunidade de participar das oficinas:
– Situações cotidianas socioambientais: ilustrando intervenções pedagógicas propositivas para potencializar o protagonismo de estudantes e professores – Prof. Dra. Adriana Canova Motter – (SETREM)
– O uso de textos científicos com enfoque na história das Ciências – Prof. Dra. Fabiane de Andrade Leite (UFFS – Cerro Largo)
– Elaboração de itens modelo ENEM: Matemática – Professor Lucas de Campos Mello e Professor Guilherme Abdalla (Sistema de Ensino Poliedro)
– Elaboração de itens modelo ENEM: Ciências da Natureza – Professor Jeová Bastos e Professora Luciana Timoszczuk (Sistema de Ensino Poliedro)
– Matemática e a Interdisciplinaridade: possibilidades de ensino e aprendizagem – Prof. Dra. Cátia Maria Nehring, Prof. Dra. Luana Henrichsen e Prof. Ma. Viviane Roncaglio (UNIJUÍ)
Na sequência, o Professor Thiago Dutra de Araújo – SOMOS – formado em Matemática, Mestre em Estatística e Probabilidade e Doutor em Ciências Atuariais, proferiu palestra sobre “O que há de exato nas Exatas?”.
O evento encerrou com os Compartilhamentos Rede Sinodal, quando cada Região apresentou uma experiência relacionada ao tema do encontro. Essa atividade teve a mediação da Coordenadora Pedagógica da Rede Sinodal de Educação, Professora Renati Fronza Chitolina, que desafiou os participantes com a pergunta: “o que levamos para as nossas escolas?”.