A idade para este curso vai de 4 anos a 5 anos.
Nessa fase, visamos o desenvolvimento integral da criança através de uma evolução harmoniosa nos aspectos biológicos, físico-motor, cognitivo e afetivo-emocional, dando realce à coordenação motora e ao preparo para a escrita (período preparatório).
Buscamos o desenvolvimento da linguagem como forma de comunicação e ampliação do pensamento. Temos a preocupação com a pronúncia correta dos fonemas (prontidão para a alfabetização).
Procuramos desenvolver conceitos básicos de cidadania, respeito mútuo, cooperação e colaboração com os colegas e todos os funcionários da escola, bem como a importância e o cuidado com a natureza. Através de conceitos básicos e material concreto buscamos o desenvolvimento do raciocínio lógico matemático.
Conteúdos Básicos – Maternal II
1. Conhecimento Linguístico
Linguagem oral
• Ampliação do vocabulário;
• Interação através da linguagem;
• Conhecimento das várias modalidades de linguagem;
• Narração, reprodução e criação de histórias;
• Dramatização de histórias, situações vividas e situações criadas.
Grafismo e Linguagem escrita
• Desenho de pessoas, objetos, cenas e situações;
• Produção livre de desenho;
• Produção de livros, álbuns, murais;
• Contato com seu nome.
Expressão plástica
• Construção bidimensional (desenho, pintura, rasgadura, recorte, colagem, alinhavo);
• Construção tridimensional (modelagem, dobradura, montagem).
Expressão sonora e corporal
• Exploração, reconhecimento e reprodução de sons;
• Exploração, reconhecimento e reprodução de ritmos;
• Conhecimento e reprodução de canções folclóricas, populares e relacionadas aos temas em estudo;
• Representação através da mímica e da dramatização;
• Conhecimento e reprodução de danças e movimentação livre a partir de músicas variadas.
2. Matemática
Classes
• Organização de classes de elementos segundo os atributos de: cor, forma, quantidade, textura;
• Igualdade e diferença.
Medidas
• Comparação de tamanhos: lado a lado; maior/menor; pequeno/grande;
• Comparação de distância: longe/perto;
• Comparação de tempo: dia/noite; manhã/tarde; antes/depois; hoje;
• Comparação de capacidade: vazio/cheio;
• Comparação de massa: pesado/leve.
Números
• Contagem oral;
• Designação de uma quantidade: um – nenhum – alguns – todos – muito – pouco;
• Agrupamento obedecendo a critérios;
• Seqüências obedecendo a um modelo padrão.
Geometria
• Observação e exploração do espaço;
• Formas dos objetos: diferenças e semelhanças;
• Formas geométricas: círculo – quadrado – triângulo.
3. Ciências Naturais
Estudo da natureza, seus atributos e suas transformações:
Ser Humano
• Identificação do ser humano e suas necessidades;
• Conhecimento do corpo humano – parte externa; consciência corporal;
• Exploração dos órgãos dos sentidos.
Animais
• Conhecimento dos animais, suas características físicas, cuidados;
• Identificação da sua utilidade para o homem, das precauções necessárias e preocupação com o equilíbrio da natureza.
Vegetais
• Conhecimento dos vegetais, através da observação;
• Constatação das necessidades dos vegetais, através da observação e realização de experiências;
• Conhecimento das fases do desenvolvimento do vegetal.
Astros
• Identificação do dia e da noite.
Força e movimento
• Experimentação de deslocamentos pela atuação de forças (cabo de guerra, levantamento de objetos com alavancas, balanço, gangorra);
• Produção e observação de movimentos curvilíneos e retilíneos (trajetória da bola, avião de papel, carrinhos, plano inclinado).
Luz
• Reconhecimento de fontes de luminosidade;
• Observação de sombra, localização da sombra em relação ao sol.
Som
• Identificação de sons produzidos pelo corpo, por objetos, por materiais diversos;
• Observação da propagação do som (telefone de lata).
Água
• Observação e realização de experiências relacionadas à origem da água;
• Observação dos fenômenos da natureza (chuva, vento, tempestade).
4. Estudos Sociais
A criança e a família
• Reconhecimento de si próprio como membro de uma família;
• Percepção da existência de diferentes modelos de famílias e de diversos valores e costumes;
• Datas comemorativas.
5. Educação Física
• Brincadeiras que envolvam cantos e movimentos simultaneamente.
• Atividades que envolvam a interação, a imitação e o reconhecimento do corpo.
• Brincadeiras que envolvam a coordenação do movimento e o equilíbrio, a velocidade, flexibilidade e força.
• Dança com gestos simples.
• Perto, longe, embaixo, em cima, lateralidade.
• Atividades envolvendo vários materiais como: lençóis, bolas, cordas, bambolês, cordas, petecas, elástico…
• Movimentos naturais, ginástica natural.