Na sexta-feira, 1º de agosto, o Dia do Estudante foi comemorado com um lanche coletivo no Colégio Ipiranga. Tanto os alunos do turno da manhã como os da tarde se reuniram no pátio para receber a homenagem pela passagem de seu dia.
Para o diretor Nelson Weber, a efeméride celebra uma atividade básica dos cidadãos, responsável pela busca por conhecimento, através do estudo constante sobre todas as coisas que rodeiam e fazem parte da humanidade e do universo.
O diretor salienta que uma boa educação e ensino escolar ajudam a formar uma sociedade sólida e com senso crítico apurado para solucionar crises e formar profissionais qualificados.
Origem e história do Dia do Estudante
A origem remonta a 11 de agosto de 1827, quando o Imperador D. Pedro I instituiu no Brasil os dois primeiros cursos de ensino superior do país, nas áreas de ciências jurídicas e ciências sociais, nas cidades de São Paulo e Olinda.
Antes, quem quisesse frequentar um curso de nível superior tinha que ir para a Europa.
Na comemoração dos 100 anos do curso de Direito, em 1927, Celso Gand Ley, um dos participantes da celebração, propôs que o dia 11 de agosto ficasse registrado como o Dia Nacional do Estudante.
Esta data também possui outro significado bastante importante para a classe, pois em 11 de agosto de 1937 nasceu a União Nacional de Estudantes – UNE -, que protege os direitos e deveres de todos os alunos do país.