No calendário brasileiro, a data de 11 de agosto é dedicada para comemorar o Dia do Estudante. A data é lembrada desde o ano de 1927 e teve como ponto de partida um fato que ocorreu 100 anos antes, quando, em 11 de agosto de 1827, o então imperador Dom Pedro I autorizou a criação das duas primeiras faculdades do Brasil, a Faculdade de Direito de Olinda, em Pernambuco, e a Faculdade de Direito do Largo do São Francisco, em São Paulo.
E o dia 11 de agosto foi intenso para os estudantes do Colégio Ipiranga, pois, vários eventos foram organizados para comemorar a sua passagem.
A direção do Grêmio Cívico e Literário Monteiro Lobato proferiu palestra para os alunos do Ensino Fundamental, oportunidade em que os integrantes destacaram a importância da entidade no dia a dia da escola, sendo o canal de comunicação entre estudantes, educadores e direção, e nele atuar desperta o exercício de cidadania, convívio, representatividade, comprometimento e responsabilidade.
Houve lanche coletivo, oferecido pela escola, e também aconteceu a II Etapa da Gincana que o educandário organiza todos os anos. Desta vez, as tarefas estiveram relacionadas ao esporte e à cultura.
E, para finalizar, o Grupo de teatro FRESTRA – 8º Ano do Ensino Fundamental – apresentou a peça Storgè para os estudantes do turno da manhã.