Todos os anos, o Colégio Ipiranga desafia os seus alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio a produzir saberes, interligando as áreas do conhecimento, através do projeto Iniciação Científica.
Trata-se de uma grande oportunidade para que os estudantes demonstrem a sua criatividade, raciocínio lógico, capacidade de pesquisa e discernimento. O projeto também propicia o desenvolvimento da análise e espírito críticos e da autocrítica, motivação para melhoria e desempenho, auxílio na formação de hábitos e atitudes, formação da cidadania e crescimento científico, através da construção do conhecimento, gerando imaginação que se transformará em ações, ou seja, explorar o mundo da ciência de forma prática e envolvente, despertando a curiosidade e o interesse pela pesquisa.
O tema deste ano é “Evoluções tecnológicas e o impacto na cultura dos povos” e os grupos podem pesquisar em campos, como: agronegócio, arte, ciências da natureza, ciências humanas, cinema, comércio, computador, costumes, crenças, culinária, economia, educação, empreendedorismo, filosofia, fotografia, gestão econômica, ambiental e social, indústria, investimentos, jornal, linguagens, logística, matemática, moda, plataformas de streaming, plataformas digitais, política, redes sociais, robótica, telefone, televisão, valores.
A 1ª etapa contempla a elaboração de um projeto de pesquisa, que deve ser entregue até o dia 25 de abril.
Nos meses de julho e agosto acontece a 2ª etapa, quando os grupos do Ensino Fundamental e Médio apresentarão o projeto e a evolução da pesquisa. Até o dia 28 de agosto, os participantes do Ensino Médio também deverão ter elaborado o pôster sobre o assunto pesquisado.
A última etapa será no dia 30 de setembro, oportunidade em que os grupos do Ensino Fundamental deverão apresentar o trabalho de conclusão e um curta relacionado à pesquisa, e os do Ensino Médio entregarão um artigo de execução do projeto.
Os critérios de avaliação serão: clareza, criatividade, elaboração escrita, envolvimento do grupo na apresentação, inovação, profundidade, pôster/padrão – Ensino Médio.
A média das avaliações das três etapas da Iniciação Científica será usada como uma nota em cada componente curricular, no 3º trimestre.
Para a Coordenação Pedagógica do Colégio Ipiranga, a Iniciação Científica na escola é uma ferramenta poderosa para a formação de jovens pesquisadores e cidadãos críticos e engajados. Ao proporcionar a oportunidade de explorar o mundo da ciência, a Iniciação Científica pode auxiliar os alunos a descobrirem suas vocações e interesses, direcionando suas escolhas futuras, e contribuir para a construção de um futuro mais promissor para todos.