ESTRUTURA DO TRABALHO CIENTÍFICO
Os Trabalhos Científicos possuem uma estrutura composta por elementos, que devem obedecer a uma ordem sequencial lógica preestabelecida e compreendem, basicamente, três elementos:
a) Elementos Pré-textuais.
b) Elementos Textuais – Núcleo do trabalho.
c) Elementos Pós-textuais.
Entre os elementos Pré-textuais estão: Capa, Folha de Rosto e Sumário.
Os elementos Textuais são: Introdução, Desenvolvimento e Conclusão.
Os elementos Pós-textuais são: Obras consultadas (Anexos são considerados elementos opcionais).
CAPA
Serve para proteção externa do trabalho e deve apresentar:
Nome da instituição – Centrado, em letras maiúsculas, em negrito, a 3 cm da borda superior, tamanho 12 a 14.
Título do trabalho – Centrado na página, horizontal e verticalmente, em letras maiúsculas, em negrito, tamanho 12 a 14.
Subtítulo (se houver) – centrado em letras minúsculas, negrito, na linha seguinte, espaço simples, tamanho 12.
Nome do autor – Centrado, em letras minúsculas, em negrito, tamanho de 12 a 14.
Local – Centrado, em letras minúsculas, a 25 cm da borda superior, tamanho 12.
Ano de entrega – Centrado, em letras minúsculas, na linha seguinte, espaço simples, tamanho 12.
FOLHA DE ROSTO
Deve conter todos os dados para a sua identificação.
Nome do autor – A 5 cm da borda superior, centrado, em negrito e letras maiúsculas, tamanho 12 a 14.
Título principal do trabalho – A 11 cm da borda superior, centrado, em negrito e letras maiúsculas, tamanho 12 a 14.
Subtítulo (se houver) – Uma linha abaixo do título, espaço simples, centrado, em negrito e letras maiúsculas, tamanho 12 a 14, precedido de dois pontos no título.
Natureza do Trabalho – A 17 cm da borda superior, do centro para a direita, em letras minúsculas, tamanho 12, deve constar: a natureza do trabalho (tese, dissertação, trabalho de conclusão, trabalho de pesquisa); o objetivo do trabalho (assunto e grau pretendido) nome da Instituição; e área de concentração.
Exemplo:Trabalho de investigação científica do Ensino Médio em Extração de Essências para atender exigência do Colégio Ipiranga, através do Projeto e Pesquisa.
Nome do Orientador (a) – A 22 cm da borda superior, centrado, letras minúsculas, tamanho 12.
Local (cidade) da Instituição – A 25 cm da borda superior, centrado, letras minúsculas, tamanho 12.
Ano de entrega – Uma linha abaixo, espaço simples, centrado, em letras minúsculas, tamanho 12.
SUMÁRIO
É o último elemento Pré-textual e sua finalidade é dar uma visão geral do Trabalho, assim como facilitar a localização dos assuntos. Não se devem colocar os elementos pré-textuais no Sumário, pois ele inicia com a Introdução. O espacejamento entre as linhas deve ser simples. Porém, entre uma seção e outra, deixa-se uma linha em branco.
A palavra SUMARIO: deve estar a 8 cm da boda superior, maiúscula, centrada, em negrita.
Os demais elementos devem estar a três espaços da palavra Sumário. Ter três centímetros da margem à esquerda e dois centímetros da margem à direita.
As páginas contendo Introdução, Conclusão, Referências e Anexos, por se constituírem partes independentes, jamais devem ser numeradas no decorrer do trabalho.
Exemplo:
SUMARIO
INTRODUÇÃO ………………………………………………………………. 11
1 ENTENDENDO O RACISMO ……………………………………… 12
1.1 O RACISMO NA AMÉRICA LATINA …………………… 14
1.2 O RACISMO NO BRASIL ……………………………………… 20
1.2.1 Consequências ……………………………………………….. 25
2 SOLUÇÕES ……………………………………………………………….. 36
2.1 A CURTO PRAZO…………………………………………………. 45
2.1.1 Em Três Passos………………………………………………. 60
CONCLUSÃO………………………………………………………………..90
OBRAS CONSULTADAS…………………………………………….. 95
ANEXOS……………………………………………………………………….96
As palavras Introdução, Conclusão, Obras Consultadas e Anexos também devem ser centradas, negritadas e a 8 cm da borda superior.
OBRAS CONSULTADAS / BIBLIOGRAFIA
O autor deve ser apresentado tal como figura a obra referenciada pelo (s) sobrenome (s), em letras maiúsculas, seguido de outros nomes, em letras minúsculas, abreviados ou não, separados por vírgula. O ponto que se coloca a seguir é o ponto de separação de um dos campos de identificação da referência.
Exemplo:
LINS, Osman. Problemas Inculturais Brasileiros. 3.ed. São Paulo: Summus, 1982.
Quando uma obra for escrita por um, dois ou três autores, todos devem ser nomeados.
Exemplo:
LINS, Osman Alfeu. Problemas Inculturais Brasileiros. 3.ed. São Paulo: Summus, 1982.
CASTRO OLIVEIRA, Romeu. A Cultura no Brasil. 4.ed. Porto Alegre: Globo, 1997.