Aulas práticas de Ciências, desenvolvidas no Ensino Fundamental, são de muita importância, pois auxiliam no processo de aprendizagem do aluno, propiciando que ele observe, interprete e conclua de maneira prazerosa.
O 4º ano realizou atividade sobre a água, suas utilidades, propriedades, características e composição. Verificou-se também, através de experimento, a densidade e flutuação ou não de materiais.
As aulas em laboratório com manipulação de materiais estimulam o raciocínio do aluno e o levam a tirar suas próprias conclusões e estabelecer relações entre a teoria e a prática.
Para exemplificar, segue relatório escrito por um aluno do 4º ano, após o experimento:
Relatório experiência da água
Objetivo: Eu gostaria de aprender sobre tensão superficial, densidade, moléculas, e também gostaria de aprender porque, quando a professora colocou o sabonete líquido no prato com água, a agulha afundou.
Material: A professora usou frasco becker para colocar água nos pratos, uma agulha fina e sabonete líquido.
Procedimento: Como eu falei, a professora usou o frasco Becker para colocar água nos pratos, depois nós tivemos que tentar fazer a agulha boiar.
Conclusão: Eu observei que, quando eu fiz a agulha boiar com água pura, ela boiou, mas quando a professora colocou sabonete líquido, ela afundou. Depois tentei fazer ela boiar de novo, mas ela não boiou, porque o sabonete tem algumas substâncias que fazem com que a agulha afunde.
{igallery id=”4215″ cid=”1161″ pid=”1″ type=”classic” children=”1″ showmenu=”1″ tags=”” limit=”0″}