Central de Atendimento

(55) 3522-2081 / 3522-2082 (55) 98449-3040 / (55) 99641-1164

Superior Site (1)
Superior Site (2)
Superior Site

Enem-Prouni-Sisu

enem-prouni-sisu

Colégio Ipiranga – Enem – Prouni – Sisu 

Esclareça as dúvidas que você tem sobre o assunto


Alunos das escolas particulares podem prestar a prova do ENEM?

Alguns pais de escolas particulares ainda têm dúvidas se os seus filhos e alunos destas podem ou não fazer o ENEM. A resposta para isso é bem simples: Sim, os alunos das escolas particulares podem e devem fazer a prova.

As diferenças são as seguintes:

Estes alunos precisam pagar a taxa de inscrição, pois não cursaram o Ensino Médio em escola pública. Se eles deixarem de fazer o ENEM, perdem a grande oportunidade de acesso à universidade, por dois motivos:

a) Várias universidades públicas utilizam o ENEM como único critério de acesso e ingresso.

b) Muitas universidades utilizam um percentual da nota do ENEM em seus processos seletivos, como é o caso da UFSM e UFRGS.


Como funciona e quem tem o direito ao ProUni?

O ProUni, Programa Universidade Para Todos, é um programa que distribui bolsas parciais ou integrais para estudantes de todo o Brasil em Instituições PRIVADAS. O foco do ProUni, segundo o governo, é a inclusão de qualidade e transformar jovens estudantes em universitários e futuros profissionais diplomados.

Funciona da seguinte maneira: o candidato à bolsa se cadastra no site do ProUni e deve atender obrigatoriamente alguns pré-requisitos:

– Ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio – Enem – daquele ano (por exemplo, se você for concorrer a uma bolsa para o ano de 2014, deve ter participado do ENEM em 2013);

– ter conseguido uma pontuação mínima estabelecida pelo MEC;

– ter cursado o ensino médio completo em escola pública;

– ter cursado o ensino médio completo em ESCOLA PRIVADA com bolsa integral da instituição;

– ter cursado todo o ensino médio, parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição PRIVADA, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;

– ser pessoa com deficiência.

A Bolsa integral é outorgada para quem tem renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio (aproximadamente R$ 1086,00). Depois, uma comissão do Ministério da Educação avalia as inscrições e determina quem tem direito às bolsas.


Quem faz a inscrição para o ENEM precisa fazer inscrição para o ProUni?

Enem e ProUni são coisas diferentes. Apesar de a inscrição no ProUni depender da nota obtida no último Enem, as inscrições são feitas em separado. Portanto duas inscrições devem ser feitas: uma para o Enem e outra para o ProUni. Esta medida foi tomada para não inscrever, automática e desnecessariamente, quem não quisesse e não pudesse participar por não se enquadrar nos critérios necessários do ProUni.


Quais benefícios o desempenho no Enem pode oferecer ao vestibulando?

Várias universidades utilizam a nota obtida no Enem no lugar do vestibular. Outras ainda aproveitam esta nota como parte da avaliação do vestibular. E, como se não bastasse, empresas estão empregando o resultado do Enem como critério para selecionar seus funcionários, principalmente os estagiários.


Qual a diferença entre ProUni e SiSu?

Ambos usam a nota do ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio. Mas vamos destacar as principais características de cada um:

PROUNI (Programa Universidade Para Todos) – É um programa-sistema do Governo Federal que dá bolsas integrais e parciais em universidades particulares de todo o Brasil, para alunos de baixa renda.

SISU (Sistema de Seleção Unificada) – É o sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), por meio do qual as instituições públicas de educação superior, participantes do processo, selecionam candidatos pela nota obtida no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).

Para conseguir uma vaga no SiSu não há tantos obstáculos como no Prouni. É como se fosse um vestibular comum. Passou, entrou.

A diferença é que a prova para as mais diversas faculdades é exatamente a mesma, o Enem, e agora, basta escolher o curso desejado.

Quem estudou em escola pública ou particular no Ensino Médio PODE PARTICIPAR sem problemas do SISU. A seleção é feita pelo Sistema com base na nota obtida pelo candidato no Enem. No site do MEC, os candidatos podem consultar as vagas disponíveis, pesquisando as instituições e os seus respectivos cursos participantes.

Menu
Cardápio
Informações Anglo
Fale Conosco
  • (55) 3522-2081 / 3522-2082
  • (55) 98449-3040
  • (55)99641-1164
  • cipiranga@gmail.com

Rua Salgado Filho, 12 – Centro
CEP 98600-000 – Três Passos – RS