No sábado, 19 de outubro, funcionários, professores (as) e direção do Colégio Ipiranga realizaram o último encontro pedagógico-administrativo, que encaminhou o planejamento estratégico para o final deste ano letivo.
Na ocasião, o diretor Nelson Weber afirmou que “percorremos um longo percurso, mas precisamos encerrar o ano letivo em alta performance, reafirmar algumas prioridades e trazer questionamentos que nos levem a reflexões pessoais”.
O diretor salientou que “somos uma grande equipe e temos muitos sob nossos cuidados”. Por isso, “o foco deve estar na excelência, na readaptação, reinvenção, conexão e na abertura ao novo e à visão futurista”.
Para Nelson, tudo na escola deve conspirar a favor dos alunos e das famílias. Para tanto, duas áreas são muito importantes para o Colégio Ipiranga: o conhecimento, que é indiscutível, e o acolhimento, que é imprescindível.
Segundo ele, o conhecimento é o cerne de qualquer processo educacional e a escola, ao enfatizar a sua importância, demonstra seu compromisso em oferecer um ensino de qualidade, preparando seus alunos para os desafios do mundo contemporâneo.
Por outro lado, o acolhimento cria um ambiente seguro e estimulante, no qual os alunos se sentem valorizados e motivados a aprender. Conforme o diretor, o ambiente acolhedor do Colégio Ipiranga contribui para o desenvolvimento integral dos estudantes, tanto cognitivo quanto emocional.
Desta forma, ao priorizar o conhecimento e o acolhimento, a escola demonstra seu compromisso com a formação integral de seus alunos, preparando-os para serem cidadãos críticos, criativos e engajados.
O diretor enfatizou que a sala de aula é a alma de uma escola, mas ela não existe isoladamente, uma vez que se conecta e interage com todos os outros elementos que a compõe, formando um todo coeso e dinâmico.
Finalizou dizendo que a escola é composta por diversos membros e cada um contribui com seu papel fundamental. Além dos alunos e professores, a equipe administrativa, os funcionários de apoio, a comunidade escolar, como um todo, ajudam para o sucesso e todos convergem para a sala de aula, que é o coração pulsante da instituição escolar.