ATIVIDADES ESPORTIVAS
Sob a orientação dos professores de Educação Física, ocorrem as atividades esportivas contempladas na grade curricular e em turno inverso. Do maternal I até a 3ª Série do ensino Médio, as aulas são aplicadas por professores de Educação Física.
|
|
|
|
|
|
MULTIMÍDIA
Com o objetivo de utilizar a tecnologia, a escola disponibiliza estes equipamentos em todas as salas de aulas do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.
|
|
|
|
|
|
INTERNET – REDE WIFI
Alunos e professores têm acesso à rede sem fio, mediante cadastro gratuito no setor de informática, o que proporciona mais um recurso tecnológico em tempo real, permitindo interagir com outros espaços educacionais.
|
|
|
|
|
|
INFORMÁTICA
Os alunos do turno da tarde participam das aulas de informática. São desenvolvidos os conhecimentos básicos sobre os sistemas operacionais e seus aplicativos. Para os alunos da manhã, o laboratório fica disponível, conforme horários estabelecidos.
|
|
|
|
|
|
LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS
Proporciona que os alunos observem e interajam com modelos experimentais. Experimentos mostram a existência e a presença das relações de causa e efeito em atividades vivenciadas no seu dia-a-dia, desenvolvendo a atitude científica e a capacidade de pensar e resolver problemas. No laboratório conceitos das ciências são construídos e materializados.
|
|
|
|
|
|
PLATAFORMA PLURALL
O Plurall é um ambiente virtual de aprendizagem que pode ser acessado por estudantes e professores em qualquer hora e em qualquer lugar.
No Plurall, disponibilizamos listas de exercícios para que os alunos possam praticar o que aprenderam em aula, vídeos para ajudar a solucionar as tarefas e tutores que respondem detalhadamente as dúvidas que surgem em relação às questões e ao conteúdo do material didático, que também está disponível. |
|
|
|
|
|
BANCA DE PROFESSORES (6º ANO AO ENSINO MÉDIO)
Realiza-se nas tardes de terça-feira, quando os professores estão à disposição dos alunos para tirar dúvidas ou aprofundar o conteúdo ministrado em sala de aula.
|
|
|
|
|
|
SALA DE LEITURA
Através do livro os estudantes aprendem a sistematizar as informações e os conhecimentos. A leitura contribui para o melhoramento da competência linguística, oral e da aprendizagem do código escrito, através do domínio da pontuação, acentuação, construção sintática e elaboração do texto.
|
|
|
|
|
|
AGENDA DE PROVAS E TRABALHOS
Diponível na internet, através de seu site: www.cipiranga.com.br
|
|
|
|
|
|
PROVA DE REDAÇÃO
Além das redações produzidas durante ano letivo, são realizadas duas provas de redação que fazem parte das Provas de Acompanhamento (PA). Dessa forma, o Colégio Ipiranga oferece treinamento para que seus alunos enfrentem a redação dos vestibulares e do ENEM.
|
|
|
|
|
|
ACOMPANHAMENTO PERSONALIZADO
A Coordenação mantém pais e alunos informados sobre o desempenho individual, principalmente aqueles com dificuldades na aprendizagem.
|
|
|
|
|
|
ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL
O Colégio Ipiranga proporciona a interação dos alunos do Ensino Médio com profissionais da comunidade, professores universitários e universidades. O objetivo é sanar dúvidas dos educandos que estão terminando o Ensino Médio, fornecendo subsídios que os auxiliem na escolha profissional.
|
|
|
|
|
|
PROJETO LEITURA
As atuais exigências em vestibulares, ENEM e concursos, vão além do conteúdo desenvolvido em sala de aula, exigindo que a prática esteja ligada ao conhecimento. Duas vezes por semana, durante a aula a Escola para, para ler.
|
|
|
|
|
|
PROJETOS DE ASSITÊNCIA SOCIAL
Os alunos de 5º ao 8º ano do Ensino Fundamental são desafiados a desenvolver atividades relacionadas ao meio ambiente, idosos, crianças, trânsito e diversidade sociais.
|
|
|
|
|
|
PROVA DE ACOMPANHAMENTO – PA (6º ao Ensino Médio)
A Prova de Acompanhamento acontece uma vez por trimestre. O desempenho dos alunos integra o processo de avaliação. Os professores do educandário elaboram ou selecionam as questões.
A última PA do ano é aberta a alunos de outras escolas. Os melhores classificados se candidatam a bolsas de estudos.
A Prova de Acompanhamento é semelhante às provas do ENEM e vestibulares. Também é um treinamento para enfrentar os desafios futuros.
O 4º e 5º ano realizam a PA no terceiro trimestre.
|
|
|
|
|
|
TEATRO
Procura desenvolver a criatividade e a desinibição. Através do teatro, os alunos têm a oportunidade de participar do Grupo Frestrinha (Ensino Fundamental) e Frestra (Ensino Médio), que se apresentam na região e também nas Amostras de Teatro das Escolas Sinodais.
|
|
|
|
|
|
MÚSICA
Aos alunos do turno da tarde são ministradas aulas de Música, que procuram desenvolver a percepção auditiva, a memória, a imaginação, a socialização, o gosto e o prazer de ouvir. Os demais alunos podem participar de projetos musicais da Escola.
|
|
|
|
|
|
INICIAÇÃO CIENTÍFICA
Espaço de vivência e experimentação dos diferentes saberes. Alunos do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio são desafiados a produzir conhecimento, interligando as áreas das Linguagens, Matemáticas, Ciências e Humanas. Tem caráter transdisciplinar e não apresenta barreiras disciplinares. A ligação é feita por meio de temas transversais, que abrangem todas as áreas do conhecimento. Os alunos, através de projetos planejados e por eles executados, demonstram a sua criatividade, raciocínio lógico, capacidade de pesquisa e conhecimentos.
|
|
|
|
|
|
GRUPOS DE DANÇA
Ao participar dos grupos de dança, os alunos desenvolvem o movimento, a energia, o ritmo, a autoconfiança e a criatividade, que auxiliam na complementação pedagógica. Os grupos de dança também se apresentam na região e participam das atividades programadas pela Rede Sinodal de Educação.
|
|
|
|
|
|
VIAGENS DE ESTUDO
Algumas turmas podem aprofundar a aprendizagem construida, em sala de aula, com viagens de estudos, organizadas pelos professores e alunos através de projeto encaminhado a Coodernação e Direção.
|
|
|
|
|
|
TURNO INVERSO E/OU INTEGRAL
Os alunos da Educação Infantil e das Séries Iniciais do Ensino Fundamental, que estudam no Colégio Ipiranga no turno da tarde, podem optar pelo Turno Inverso e/ou Integral. As atividades começam às 7h30min e se estendem até às 11h50min.
É um espaço que envolve a ludicidade e aprendizagem do aluno, através do desenvolvimento de várias atividades que complementam a sua formação pessoal, social e cognitiva. A Escola possui uma infraestrutura completa e de acordo com as normas da Educação.
|
|
|
|
|
|
XADREZ
Os alunos do turno da tarde aprendem xadrez, como forma de desenvolver a concentração, o raciocínio e o pensamento lógico.
|
|
|
|
|
|
EDUCAÇÃO INFANTIL
( BERÇÁRIOS)
A partir dos seis meses de idade, as crianças podem fazer parte da Educação Infantil do Colégio Ipiranga. As atividades da Educação Infantil são organizadas e assim distribuídas: Atividades de comunicação e expressão que desenvolvam as linguagens verbal, plástica, musical e corporal; Atividades com materiais que favoreçam o processo de elaboração de descoberta, de levantamento de hipóteses, de criação e de reinvenção; Atividades que estimulem a construção de conhecimentos matemáticos e do meio físico e social; Atividades que favoreçam o contato com a língua escrita.
|
|
|
|
|
|
FETRELI
A FETRELI – Feira Três-passense do Livro – é a feira do livro mais antiga do interior do Rio Grande do Sul. Começou em outubro de 1973, quando um grupo de professores e de alunos do Colégio Ipiranga sentiu a necessidade de trazer para Três Passos um evento que possibilitasse a comunidade adquirir bons livros.
O objetivo geral é promover e incentivar a cultura no campo da leitura, aproximando o público dos livros e do conhecimento que eles proporcionam.
Os objetivos específicos são: incentivar o gosto pela leitura, como forma de ler e compreender o mundo; facilitar o acesso ao livro a todas as pessoas; estimular a participação da comunidade nas discussões literárias; democratizar os valores humanos e os conhecimentos registrados nas obras; promover a circulação do livro, do conhecimento e da leitura entre a população.
|
|
|
|
|
|
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA (2º, 5º e 9º ano)
PARCERIA Anglo/SOMOS EDUCAÇÃO
É uma ação avaliativa que tem a função de obter informações sobre os conhecimentos, aptidões, interesses, capacidades e competências dos estudantes. Visa à organização dos processos de ensino e de aprendizagem, de acordo com as situações identificadas. O objetivo é identificar as características de aprendizagem do aluno, com a finalidade de escolher o tipo de trabalho mais adequado.Esse tipo de avaliação previne a detecção tardia das dificuldades de aprendizagem.
|
|
|
|
|
|
SIMULADOS ENEM IMPRESSOS E ONLINE (180 questões + redação) PARCERIA Anglo/SOMOS EDUCAÇÃO
Uma das principais vantagens de aplicar o Simulado ENEM é a correção do simulado através da metodologia da Teoria de Resposta ao Item. A TRI tem a capacidade de medir a habilidade de um aluno em uma determinada habilidade em uma escala independente do teste.As provas escolares e o ENEM são exames distintos, visto que têm objetivos diferentes. É equivocado esperar que o aluno esteja preparado para realizar o Exame Nacional apenas com a sua experiência nos testes bimestrais ou trimestrais escolares.
|
|
|
|
|
|
PORTAL
É uma ferramenta que disponibiliza aos alunos e pais, através de login e senha individual, os resultados das avaliações aplicadas pelos professores durante os trimestres. Também são postadas as notas das PA, das provas de redação e do bônus do Projeto Leitura. Além disso podem ser visualizadas as ocorrências registradas pela Coordenação, como: conversas da Coordenação e Direção com alunos, temas não realizados, trabalhos não realizados, atitudes estudantis, uso inadequado de mídias, desenvoltura em sala de aula, e outros.
|
|
|
|
|
|