Central de Atendimento

(55) 3522-2081 / 3522-2082 (55) 99938-5405 / (55) 99641-1164

Superior Site (1)
Superior Site (2)
Superior Site

Nossos Diferenciais

Nossos Diferenciais

Nossos Diferenciais

ATIVIDADES ESPORTIVAS

Sob a orientação dos professores de Educação Física, ocorrem as atividades esportivas contempladas na grade curricular e em turno inverso. Do maternal I até a 3ª Série do ensino Médio, as aulas são aplicadas  por professores de Educação Física.

 ATIVIDADES_ESPORTIVAS

MULTIMÍDIA

Com o objetivo de utilizar a tecnologia, a escola disponibiliza estes equipamentos em todas as salas de aulas  do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.

INTERNET – REDE WIFI

Alunos e professores têm acesso à rede sem fio, mediante cadastro gratuito no setor de informática, o que proporciona mais um recurso tecnológico em tempo real, permitindo interagir com outros espaços educacionais.

 wireless

INFORMÁTICA

Os alunos do turno da tarde participam das aulas de informática. São desenvolvidos os conhecimentos básicos sobre os sistemas operacionais e seus aplicativos. Para os alunos da manhã, o laboratório fica disponível, conforme horários estabelecidos.

 

LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS

Proporciona que os alunos observem e interajam com modelos experimentais. Experimentos  mostram a existência e a presença das relações de causa e efeito em atividades vivenciadas no seu dia-a-dia, desenvolvendo a atitude científica e a capacidade de pensar e resolver problemas. No laboratório conceitos das ciências são construídos e materializados.

 LAB-CINCIAS_Copy

PLATAFORMA PLURALL

O Plurall é um ambiente virtual de aprendizagem que pode ser acessado por estudantes e professores em qualquer hora e em qualquer lugar.

No Plurall, disponibilizamos listas de exercícios para que os alunos possam praticar o que aprenderam em aula, vídeos para ajudar a solucionar as tarefas e tutores que respondem detalhadamente as dúvidas que surgem em relação às questões e ao conteúdo do material didático, que também está disponível.

BANCA DE PROFESSORES (6º ANO AO  ENSINO MÉDIO)

Realiza-se nas tardes de terça-feira, quando os professores estão à disposição dos alunos para tirar dúvidas ou aprofundar o conteúdo ministrado em sala de aula.

SALA DE LEITURA

Através do livro os estudantes aprendem a sistematizar as informações e os conhecimentos. A leitura contribui para o melhoramento da competência linguística, oral e da aprendizagem do código escrito,  através do domínio da pontuação, acentuação, construção sintática e elaboração do texto.

AGENDA DE PROVAS E TRABALHOS

 Diponível na internet, através de seu site: www.cipiranga.com.br

 agenda_Copy

PROVA DE REDAÇÃO

Além das redações produzidas durante ano letivo, são realizadas duas provas de redação que fazem parte das Provas de Acompanhamento (PA). Dessa forma,  o Colégio Ipiranga oferece treinamento para que seus alunos enfrentem  a redação dos vestibulares e do ENEM.

 PROVA_REDAO

ACOMPANHAMENTO PERSONALIZADO

A Coordenação mantém pais e alunos informados sobre o desempenho individual, principalmente aqueles com dificuldades na aprendizagem.

ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL

O Colégio Ipiranga proporciona  a interação dos alunos do Ensino Médio com profissionais da comunidade, professores universitários e universidades. O objetivo  é sanar dúvidas dos educandos que estão terminando o Ensino Médio, fornecendo subsídios que os auxiliem na escolha  profissional.

 SALA-DE-AULA

PROJETO LEITURA

As atuais exigências em vestibulares, ENEM e concursos, vão além do conteúdo desenvolvido  em sala de aula, exigindo que a prática esteja ligada ao conhecimento. Duas vezes por semana, durante a aula a Escola para, para ler.

 leitura

PROJETOS DE ASSITÊNCIA SOCIAL

Os alunos de 5º ao 8º  ano do Ensino Fundamental são desafiados a desenvolver atividades relacionadas ao meio ambiente, idosos, crianças, trânsito e diversidade sociais.

 idoso_Copy

PROVA DE ACOMPANHAMENTO – PA (6º ao Ensino Médio)

A Prova de Acompanhamento acontece uma vez por trimestre. O desempenho dos alunos integra o processo de avaliação. Os professores do educandário elaboram ou selecionam as questões.
A última PA do ano é aberta a alunos de outras escolas. Os melhores classificados se candidatam a bolsas de estudos.
A Prova de Acompanhamento é semelhante às provas do ENEM e vestibulares. Também é um treinamento para enfrentar os desafios futuros.
O 4º e 5º ano realizam a PA no terceiro trimestre.

 prova-acompanhamento

TEATRO

Procura desenvolver a criatividade e a desinibição. Através do teatro, os alunos têm a oportunidade de participar do Grupo Frestrinha (Ensino Fundamental) e Frestra (Ensino Médio), que se apresentam na região e também nas Amostras de Teatro das Escolas Sinodais.

 TEATRO_Copy

MÚSICA

Aos alunos do turno da tarde são ministradas aulas de Música, que procuram desenvolver a percepção auditiva, a memória, a imaginação, a socialização, o gosto e o prazer de ouvir. Os demais alunos podem participar de projetos musicais da Escola.

 

INICIAÇÃO CIENTÍFICA

Espaço de vivência e experimentação dos diferentes saberes. Alunos do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio são desafiados a produzir conhecimento, interligando as áreas das Linguagens, Matemáticas, Ciências e Humanas. Tem caráter transdisciplinar e não apresenta barreiras disciplinares. A ligação é feita por meio de temas transversais, que abrangem todas as áreas do conhecimento. Os alunos, através de projetos planejados e por eles executados, demonstram a sua criatividade, raciocínio lógico, capacidade de pesquisa e conhecimentos.

 INIC.CIENTIFICA_Copy

GRUPOS DE DANÇA

Ao participar dos grupos de dança, os alunos desenvolvem o movimento, a energia, o ritmo, a autoconfiança e a criatividade, que auxiliam na complementação pedagógica. Os grupos de dança também se apresentam na região e participam das atividades programadas pela Rede Sinodal de Educação.

 dana_Copy

VIAGENS DE ESTUDO

Algumas turmas podem  aprofundar a aprendizagem construida, em sala de aula, com  viagens de estudos, organizadas pelos professores e alunos através de projeto encaminhado a Coodernação e Direção.

TURNO INVERSO E/OU INTEGRAL

Os alunos da Educação Infantil e das Séries Iniciais do Ensino Fundamental, que estudam no Colégio Ipiranga no turno da tarde, podem optar pelo Turno Inverso e/ou Integral. As atividades começam às 7h30min e se estendem até às 11h50min.
É um espaço que envolve a ludicidade e aprendizagem do aluno, através do desenvolvimento de várias atividades que complementam a sua formação pessoal, social e cognitiva. A Escola possui uma infraestrutura completa e de acordo com as normas da Educação.

XADREZ

Os alunos do turno da tarde aprendem xadrez, como forma de desenvolver a concentração, o raciocínio e o pensamento lógico.

EDUCAÇÃO INFANTIL
( BERÇÁRIOS)

A partir dos seis meses de idade, as crianças podem fazer parte da Educação Infantil do Colégio Ipiranga. As atividades da Educação Infantil são organizadas e assim distribuídas: Atividades de comunicação e expressão que desenvolvam as linguagens verbal, plástica, musical e corporal; Atividades com materiais que favoreçam o processo de elaboração de descoberta, de levantamento de hipóteses, de criação e de reinvenção; Atividades que estimulem a construção de conhecimentos matemáticos e do meio físico e social; Atividades que favoreçam o contato com a língua escrita.

FETRELI

A FETRELI – Feira Três-passense do Livro – é a feira do livro mais antiga do interior do Rio Grande do Sul. Começou em outubro de 1973, quando um grupo de professores e de alunos do Colégio Ipiranga sentiu a necessidade de trazer para Três Passos um evento que possibilitasse a comunidade adquirir bons livros.
O objetivo geral é promover e incentivar a cultura no campo da leitura, aproximando o público dos livros e do conhecimento que eles proporcionam.
Os objetivos específicos são: incentivar o gosto pela leitura, como forma de ler e compreender o mundo; facilitar o acesso ao livro a todas as pessoas; estimular a participação da comunidade nas discussões literárias; democratizar os valores humanos e os conhecimentos registrados nas obras; promover a circulação do livro, do conhecimento e da leitura entre a população.

FETRELI_Copy

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA (2º, 5º e 9º ano)
PARCERIA Anglo/SOMOS EDUCAÇÃO

É uma ação avaliativa que tem a função de obter informações sobre os conhecimentos, aptidões, interesses, capacidades e competências dos estudantes. Visa à organização dos processos de ensino e de aprendizagem, de acordo com as situações identificadas.  O objetivo é identificar as características de aprendizagem do aluno, com a finalidade de escolher o tipo de trabalho mais adequado.Esse tipo de avaliação previne a detecção tardia das dificuldades de aprendizagem.

 

SIMULADOS ENEM IMPRESSOS E ONLINE (180 questões + redação) PARCERIA Anglo/SOMOS EDUCAÇÃO

Uma das principais vantagens de aplicar o Simulado ENEM é a correção do simulado  através da metodologia da  Teoria de Resposta ao Item. A TRI tem a capacidade de medir a habilidade de um aluno em uma determinada habilidade em uma escala independente do teste.As provas escolares e o ENEM são exames distintos, visto que têm objetivos diferentes. É equivocado esperar que o aluno esteja preparado para realizar o Exame Nacional apenas com a sua experiência nos testes bimestrais ou trimestrais escolares.

APPROVAS_Copy

PORTAL

É uma ferramenta que disponibiliza aos alunos e pais, através de login e senha individual, os resultados das avaliações aplicadas pelos professores durante os trimestres. Também são postadas as notas das PA, das provas de redação e do bônus do Projeto Leitura. Além disso podem ser visualizadas as ocorrências registradas pela Coordenação, como: conversas da Coordenação e Direção com alunos, temas não realizados, trabalhos não realizados, atitudes estudantis, uso inadequado de mídias, desenvoltura em sala de aula, e outros.

  

PORTAL
Menu
Cardápio
Informações Anglo
Fale Conosco

Rua Salgado Filho, 12 – Centro
CEP 98600-000 – Três Passos – RS