MATERNAL II
A idade para este curso vai de 3 anos a 4 anos.
Nessa fase, visamos o desenvolvimento da criança nos principais conceitos básicos do esquema corporal, da orientação espacial, da organização temporal, do ritmo, da coordenação visomotora, além de, buscar o desenvolvimento da linguagem como forma de comunicação.
Conteúdos Básicos – Maternal I
1. Conhecimento Linguístico
Linguagem oral
• Desenvolvimento do vocabulário.
• Aperfeiçoamento de emissão de fonemas.
• Emissão de mensagens compreensíveis.
• Ordenação do pensamento contando histórias, através de ilustrações, etc.
Grafismo
• Expressão de ideias através de desenhos.
• Produção de desenho livre e direcionado.
• Produção de álbuns e murais.
Expressão Plástica
• Construção bidimensional (desenho, pintura, rasgadura, colagem e alinhavo).
Expressão Sonora e Corporal
• Reconhecimento e reprodução de sons e ritmos.
• Conhecimento de canções variadas.
• Conhecimento e reprodução de danças e movimentação livre a partir de músicas variadas.
2. Matemática
Cores
• Percepção das diferentes cores existentes identificando-as em objetos.
• Classificação de objetos pelas cores.
• Aprimoramento do conhecimento das cores incentivando a utilização das mesmas.
Medidas
• Comparação de opostos: grande/pequeno; fino/grosso;curto/comprido; cheio/vazio; alto/baixo, etc.
Noção Espacial
• Percepção da diferença entre: dentro/fora; largo/estreito, etc.
• Execução de atividades com o corpo promovendo o amadurecimento dos aspectos espaciais da criança.
Figuras Geométricas
• Conhecimento das formas geométricas: círculo, quadrado e triângulo.
Texturas
• Percepção de diferenciar as várias texturas em folhas, flores, frutas e objetos.
3. Ciências Naturais
Esquema Corporal
• Percepção e identificação das partes do corpo reconhecendo suas funções e movimentos.
• Desenvolvimento de atividades, dirigidas ou não, a fim de promover a coordenação motora ampla/fina; lateralidade, espaço, viso-temporal; equilíbrio, etc.
Higiene Corporal
• Reconhecimento da importância e necessidade de se ter higiene corporal.
• Trabalhar aspectos da higiene corporal e bucal.
• Conhecimento de diferentes animais identificando hábitos, moradia, alimentação, sons emitidos.
• Percepção dos vários alimentos e/ou produtos, originados pelos animais.
• Identificação do dia e da noite.
4. Estudos Sociais
Identidade
• Trabalhar o eu e a história do nome.
• Reconhecimento de si próprio como membro de uma família.
• Valorização e reconhecimento dos membros da família.
5. Formação Pessoal e Social
Organização Pessoal e coletiva
• Organização pessoal: mochila, materiais, jogos e pertences em geral.
• Aquisição de hábitos: zelo e capricho por seus pertences.
• Respeito aos pertences dos colegas.
Socialização
• Respeito aos colegas e professoras.
• Participação nas atividades propostas.
• Valorização da amizade emprestando seus pertences aos colegas.
• Desenvolvimento dos sentimentos de: fraternidade, paz, respeito, autonomia, amizade e amor.
• Reconhecimento do próprio limite percebendo e respeitando o outro (colegas).
• Demonstração do uso de hábitos de cortesia no trato social.
6. Educação Física
• Brincadeiras que envolvam cantos e movimentos simultaneamente.
• Atividades que envolvam a interação, a imitação e o reconhecimento do corpo.
• Brincadeiras que envolvam a coordenação do movimento e o equilíbrio, a velocidade, flexibilidade e força.
• Dança com gestos simples.
• Perto, longe, embaixo, em cima, lateralidade.
• Atividades envolvendo vários materiais como: lençóis, bolas, cordas, bambolês, cordas, petecas, elástico…
• Movimentos naturais, ginástica natural.