MATERNAL I
A idade para este curso vai de 2 anos a 3 anos.
Nessa fase, visamos explorar atividades que desenvolvam a criança fisicamente, socialmente e psicologicamente, estimulamos a linguagem oral através de histórias, dramatização e brincadeiras, respeitando, sempre, as diferenças individuais de cada um. Visamos o cuidado permanente, inclusive nos aspectos de higiene e alimentação. O desenvolvimento afetivo, social, cognitivo e perceptivo motor são promovidos ao realizar atividades lúdicas e orientadas.
Nessa faixa etária, a criança explora o mundo ao seu redor através do próprio corpo. Ela não pára: sobe, desce, pula, entra e sai de pequenos lugares, adquirindo assim a noção de espaço e tempo. Apresenta grandes progressos na sua percepção, habilidades motoras, atenção, memória, e linguagem. Sua concentração ainda é pequena e está ligada ao grupo. O egocentrismo mostra-se como uma característica muito marcante, e aos poucos iniciará a tolerância social perante outras crianças (socialização) ao interagir com o grupo. Ela está em amplo desenvolvimento e utiliza todas as potencialidades que lhe são oferecidas.
Conteúdos Básicos – Maternal
1. Conhecimento Lingüístico
Linguagem oral
• Desenvolvimento do vocabulário.
• Aperfeiçoamento de emissão de fonemas.
• Participar de variadas situações de comunicação oral, para interagir e expressar desejos, necessidades e sentimentos por meio da linguagem oral, contando suas vivências.
• Reconhecer o professor e seus colegas pelo nome;
• Interessar-se pela leitura de histórias;
Grafismo
• Expressão de idéias através de desenhos;
• Produção de desenho livre e direcionado;
• Familiarizar-se aos poucos com a escrita por meio da participação em situações nas quais ela se faz necessária e do contato cotidiano com livros, revistas, histórias em quadrinhos, etc..;
Expressão Plástica
• Ampliar o conhecimento de mundo que possuem, manipulando diferentes objetos e materiais, explorando suas características, propriedades e possibilidades de manuseio e entrando em contato com formas diversas de expressão artística;
• Utilizar diversos materiais gráficos e plásticos sobre diferentes superfícies para ampliar suas possibilidades de expressão e comunicação;
Expressão Sonora e Corporal
• Ouvir, perceber e discriminar eventos sonoros diversos, fontes sonoras e produções musicais;
• Brincar com a música, imitar, inventar e reproduzir criações musicais;
• Conhecimento e reprodução de danças e movimentação livre a partir de músicas variadas;
2. Matemática
• Estabelecer aproximações a algumas noções matemáticas presentes no seu cotidiano, como contagem, relações espaciais, etc;
3. Ciências Naturais
Esquema Corporal
- Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo.
- Explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressarem-se nas brincadeiras e nas demais situações de interação.
- Deslocar-se com destreza progressiva no espaço ao andar, correr, pular, etc., desenvolvendo atitude de confiança nas próprias capacidades motoras.
- Explorar e utilizar os movimentos de preensão, encaixe, lançamento, etc., para uso de objetos diversos.
- Experimentar situações para desenvolver o controle de aparar e arremessar, de se equilibrar sobre obstáculos, de arrastar-se, rolar, quadrupedar, virar cambalhota, engatinhar, subir e descer (sem alternar os pés).
Higiene Corporal
- Reconhecimento da importância e necessidade de se ter higiene corporal.
- Trabalhar aspectos da higiene corporal e bucal.
4. Estudos Sociais
- Explorar o ambiente, para que possa se relacionar com pessoas, estabelecer contato com pequenos animais, com plantas e com objetos diversos, manifestando curiosidade e interesse.
- Desenvolver noção de hoje, ontem e amanhã, bem com o dia, à noite a relação com espaço/tempo.
5. Formação Pessoal e Social
• Experimentar e utilizar os recursos de que dispões para a satisfação de suas necessidades essenciais, expressando seus desejos, sentimentos, vontades e desagrados, e agindo com progressiva autonomia.
• Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo, conhecendo progressivamente seus limites, sua unidade e as sensações que ele produz;
• Interessar-se progressivamente pelos cuidados com o próprio corpo, executando ações simples relacionadas a saúde e higiene;
• Brincar;
• Relacionar-se progressivamente com mais crianças, com seus professores e com demais profissionais da instituição, demonstrando suas necessidades e interesses.
• Desenvolver hábitos de asseio: pedir para ir ao banheiro, lavar as mãos, limpar o nariz, etc.
• Habituá-lo a usar os clichês sociais. Exemplo: Por favor, muito obrigado, com licença, etc.
• Permitir que a criança seja independente.
• Auxiliar na organização da sala.
• Diferenciar meu e teu.
• Recorrer ao professor para solucionar suas dificuldades.