JARDIM
A idade para este curso vai de 5 anos 6 anos.
Nessa fase, visamos o desenvolvimento integral da criança nos aspectos biológicos, psicológicos, cognitivos. Enfatizamos a coordenação motora base para a aprendizagem da escrita, e inicia-se a alfabetização da criança através do contato com letras e fonemas. Visamos o desenvolvimento do raciocínio lógico matemático e o domínio das quantidades numéricas, bem como todos os aspectos sociais e culturais pertinentes a esta faixa etária.
Essas turmas visam tornar a criança ainda mais independente, com iniciativa, cooperação aos hábitos e atitudes de cada um. Neste ambiente, proporcionam-se atividades desafiadoras estabelecendo regras e limites básicos para o convívio com os colegas, ensinando com carinho e paciência situações do dia-a-dia.
Conceitos de cidadania e preocupação ambiental são ressaltados.
Conteúdos Básicos Jardim
1. Conhecimento Linguístico
Linguagem oral
• Gestos – linguagem;
• Relato de experiências: pessoais, familiares, brincadeiras…
• Criação de textos coletivos;
• Debates: assuntos lidos, ouvidos…
• Atividades da fala: clareza, sequência, objetividade, adequação;
• Conhecimento e reprodução de trava-línguas, parlendas, canções…
• Narração de fatos em seqüência temporal e causal;
• Função da linguagem – diferenças e semelhanças entre fala e escrita;
• Ampliação do vocabulário.
Grafismo e Linguagem escrita
• Ideia de representação e compreensão de símbolos gráficos;
• Desenho como forma de representação;
• Sistema de representação da escrita;
• Função social da escrita;
• Escrita do próprio nome;
• Produção de textos coletivos;
• Identificação e escrita das vogais;
• Identificação do alfabeto.
Expressão plástica
• Construção bidimensional (desenho, pintura, rasgadura, recorte, colagem, alinhavo);
• Construção tridimensional (modelagem, dobradura, montagem).
Expressão sonora e corporal
• Identificação e reprodução de sons vocais, do próprio corpo, instrumentais e ambientais;
• Identificação e reprodução de ritmos;
• Conhecimentos e reprodução de canções folclóricas, populares;
• Reprodução através da mímica e dramatização;
• Conhecimento e reprodução de danças folclóricas, populares e de roda;
• Movimentação livre a partir de músicas variadas.
2. Matemática
Medidas
• Comparação de tamanhos: lado a lado; alto/baixo; largo/estreito; maior/menor/mesmo tamanho; comprido/curto;
• Comparação de distância: longe/perto; o primeiro/o último; de frente/ de costas/ de lado;
• Comparação de tempo: dia/noite; manhã/tarde/noite; agora/mais tarde; antes/depois; hoje/amanhã; dia/semana/mês;
• Comparação de capacidade: vazio/cheio; pouco cheio/muito cheio;
• Comparação de massa: pesado/leve; mais pesado/ mais leve.
Números
• Contagem oral;
• Designação de uma quantidade: um – nenhum – alguns – todos – muito – pouco – mais – menos;
• Identificação e registro de quantidades (0 a 10);
• Seqüências repetindo um modelo padrão – em diferentes regras de formação.
Geometria
• Observação e exploração do espaço;
• Formas dos objetos: diferenças e semelhanças;
• Formas geométricas: círculo – quadrado – triângulo – retângulo;
• Noções de grandeza;
• Manipulação de objetos: caixas, latas …
• Objetos que rolam e objetos que não rolam.
3. Ciências Naturais
Ser Humano
• Partes do corpo;
• Órgãos dos sentidos e percepções do ambiente;
• Crescimento físico: mudanças;
• Características físicas gerais;
• Necessidades e cuidados com o corpo;
• Preservação da saúde.
Ambiente
• Semelhanças e diferenças entre os seres vivos: homem – animal;
• Necessidades básicas: moradia – alimentação – vestimentas;
• Relação entre as necessidades dos seres vivos e o meio em que vivem.
A Terra e o Universo
• O espaço em que vivemos;
• O espaço natural – elementos que o compõe;
• Fenômenos da natureza: chuva, frio, calor;
• Condições diárias do tempo;
• Importância da água, do solo, do ar.
4. Estudos Sociais
Sociedade
• Organização dos grupos sociais e suas relações;
• O espaço que habita;
• Conhecimento dos modos de vida – no presente e no passado;
• Os grupos sociais – familiar e escolar.
Trabalho
• Diferentes atividades da família e da escola.
Cultura
• As habitações e o vestuário: no passado e no presente.
5. Educação Física
• Brincadeiras que envolvam cantos e movimentos simultaneamente.
• Atividades que envolvam a interação, a imitação e o reconhecimento do corpo.
• Brincadeiras que envolvam a coordenação do movimento e o equilíbrio, a velocidade, flexibilidade e força.
• Dança com gestos simples.
• Perto, longe, embaixo, em cima, lateralidade.
• Atividades envolvendo vários materiais como: lençóis, bolas, cordas, bambolês, cordas, petecas, elástico…
• Movimentos naturais, ginástica natural.
6. Informática
* Jogos com atividades de desenvolvimento da coordenação motora;
* Atividades com jogos on-line direcionados para o reconhecimento das letras do alfabeto;
* Jogos on-line direcionados para descoberta dos sons das letras, com uso do fone de ouvido;
* Atividades on-line que despertem a curiosidade por formas, cores e números.
* Atividades on-line direcionadas para descobrir maior e menor, longe e perto;