Central de Atendimento

(55) 3522-2081 / 3522-2082 (55) 98449-3040 / (55) 99641-1164

Superior Site (1)
Superior Site (2)
Superior Site

Começou a festa do livro na 45ª FETRELI

Começou a festa do livro na 45ª FETRELI

DSC07741_Copy_CopyNa manhã deste sábado, 6 de maio, aconteceu a abertura oficial da 45ª FETRELI – Feira Três-passense do Livro -, promovida e realizada pelo Colégio Ipiranga de Três Passos.

Na manhã deste sábado, 6 de maio, aconteceu a abertura oficial da 45ª FETRELI – Feira Três-passense do Livro -, promovida e realizada pelo Colégio Ipiranga de Três Passos.

Na ocasião, o coordenador da 21ª CRE, Clóvis Baraldi, salientou a importância do evento para os alunos das escolas da região, que encontram na FETRELI a possibilidade de adquirir bons livros. Lembrou que foi aluno do Colégio Ipiranga e fundador da feira

O vice-prefeito, Jorge Leandro Dickel, também destacou a sua passagem pelos bancos escolares do Ipiranga e reforçou o empenho da Administração na realização do evento.

A juíza Vivian Feliciano Potrich destacou o aspecto cultural da feira, ou seja, a ação que a pessoa realiza, quer sobre o seu meio quer sobre si mesma, visando uma transformação para melhor.

O presidente da Câmara de Vereadores, Edivan Baron, saudou o evento e ventilou a possibilidade de tornar a FETRELI “Patrimônio Cultural de Três Passos”.

O diretor Nelson Weber, destacou que a Fetreli faz esta terra ser mais opulenta, porque eleva a cultura das letras e dos livros aos patamares que merece, e fortalece o conceito de que a cultura de um povo é que fomenta o desenvolvimento humano e o progresso social.

Benditos sejam os que nos idos de 1973 concretizaram esta primorosa ideia, que já se tornou tradição em nossa região celeiro, e hoje a comunidade três-passense pode orgulhar-se dessa construção cultural.

Weber salientou que o objetivo da FETRELI é unir a sociedade numa sadia apreciação e confraternização, onde as diferentes modalidades de expressão se entrecruzam e se completam, sempre mediadas pela palavra.

Afirmou que ler é descortinar mundos, é iluminar a vida, é buscar e encontrar horizontes além de nossa realidade, descobrir novas perspectivas e possibilidades. Ler com espírito crítico, atento e perspicaz é conquistar a liberdade de pensamento, capaz de superar as escravidões a que se subjuga todo aquele que não cultiva as potencialidades superiores, que nos distinguem como humanos.

O diretor citou Lacombe: “Nada evolui engaiolado. Abra um livro e sua cabeça. Liberte suas ideias. Deixe o mundo entrar”.

Enfatizou que a FETRELI, ao promover a interação entre a comunidade com o ambiente literário, propicia aos visitantes e aos escritores a propagação do conhecimento e o estímulo à leitura, levando-os a desfrutarem dos benefícios advindos desta leitura.

Assim, finalizou o diretor, mais do que um evento esta feira literária disporá de ambientes culturais diversificados, que possibilitarão a integração entre a leitura e as diversas formas de arte para que nós possamos expandir nossos horizontes.

A professora Maiuze interpretou os hinos Nacional e Riograndense e a  professora Zenaide e os alunos do 1º e 2º Anos do Ensino Fundamental permearam a solenidade de abertura com a execução de números musicais e artísticos.

{igallery id=”5558″ cid=”922″ pid=”1″ type=”classic” children=”1″ showmenu=”1″ tags=”” limit=”0″}

 

 

 

 

Menu
Cardápio
Informações Anglo
Fale Conosco

Rua Salgado Filho, 12 – Centro
CEP 98600-000 – Três Passos – RS