Central de Atendimento

(55) 3522-2081 / 3522-2082 (55) 98449-3040 / (55) 99641-1164

Superior Site (1)
Superior Site (2)
Superior Site

Cartunista Tacho, do Correio do Povo, estará na FETRELI

Cartunista Tacho, do Correio do Povo, estará na FETRELI

Tacho_cartunista_CopyO chargista Tacho, do Correio do Povo, autor do livro “Almanaque do Tacho: textos e traços”, da Editora Sinopsys, estará na 45ª FETRELI, no dia 8 de maio, segunda-feira.

Aos 17 anos, Tacho entrou no Jornal Vale dos Sinos para ocupar o cargo de office-boy. Em pouco tempo publicava seus desenhos e foi contratado como chargista. Suas inspirações criativas foram Millôr Fernandes, por suas ilustrações e frases de efeito, e os chargistas gaúchos Santiago e Sampaulo. No ano de 1986, aos 27 anos de idade, entrou para o Correio do Povo,.

A busca por oferecer uma charge elegante, sem agredir, mas crítica e irônica é a tarefa enfrentada pelo chargista ao elaborar sua publicação diária para o Correio do Povo.

Para suas charges, Tacho diz que sempre almeja a crítica, mas acima de tudo a ironia e o entendimento imediato do leitor. Sua intenção é provocar uma reflexão sobre o que está em evidência nos noticiários.

Entre os personagens que se repetem no seu trabalho estão o gaúcho, figura que mescla ingenuidade, soberba e sabedoria; os velhos, que oferecem uma comparação entre o presente e o passado; e os jovens, mostrando conflitos e temas atuais.

Percebendo a charge como um documento histórico, o ilustrador analisa que em 40 anos de profissão, criticou e registrou em desenho importantes momentos sociais, políticos e econômicos, como o fim da União Soviética, a volta da democracia no Brasil, os vários planos econômicos nacionais, a Era FHC e Lula, sem deixar de lado momentos cruciais do futebol e acontecimentos culturais e de comportamento.

 

 

 

 

Menu
Cardápio
Informações Anglo
Fale Conosco

Rua Salgado Filho, 12 – Centro
CEP 98600-000 – Três Passos – RS