A suspensão das aulas presenciais, no dia 19 de março, por causa da pandemia do Coronavírus, alterou o dia a dia da comunidade escolar do Colégio Ipiranga.
Como consequência, pais, alunos, professores e funcionários tiveram que adaptar a rotina da aprendizagem ao isolamento social.
E essa adaptação foi rápida e eficiente. Em questão de poucos dias, os alunos tiveram o seguimento de seus conteúdos em casa, através das aulas digitais, acompanhadas de atividades específicas, através da plataforma Plurall, em convênio com o Sistema Anglo de Ensino.
Desde a Educação Infantil ao Ensino Médio, durante todo este tempo, as aulas procuram manter o foco da saúde mental e a rotina dos alunos, sem perder o ritmo escolar e o costume de estudar.
Por outro lado, para os professores a experiência está sendo desafiadora, pois mudou o perfil das aulas e foi necessário desenvolver dinâmicas diferentes para cada nível e cada turma. Ou seja, o professor precisou se reinventar, uma vez que surgiram novos desafios, que não eram comuns nos encontros presenciais, como problemas de conexão e engajamento dos alunos fora da sala de aula presencial.
Seguindo a orientação do Parecer CNE (Conselho Nacional de Educação) /CP nº 05/2020, a escola reorganizou o calendário, a carga horária e as formas de alcance das competências e objetivos de aprendizagem relacionados à sua proposta pedagógica, por todos os seus alunos; e ofereceu formações para preparar os professores para este trabalho de integração.
Além dessa preparação, a escola mantém comunicação constante com os alunos e familiares, orientando sobre as rotinas de atividades educacionais não presenciais, sob a supervisão de professores e dirigentes escolares, sugerindo que as famílias façam um planejamento de estudos de seus filhos.
Desde o início da pandemia, o Colégio Ipiranga disponibiliza as Aulas Digitais com a presença do professor e do aluno no mesmo instante e no mesmo ambiente virtual, através da Plataforma PLURAL.
Também são disponibilizados atividades como leituras; exercícios; sugestão de vídeos; apostilas com conteúdo e exercícios; power point e a gravação da explicação da aula digital. Isso requer mais comprometimento dos alunos, pois permite que eles desenvolvam o aprendizado de acordo com o seu tempo, horário e local preferido para aprendizado, independentemente da presença do professor.
Educação Infantil
A Escola oferece orientações aos pais ou responsáveis com atividades educativas, garantindo o atendimento essencial às crianças pequenas e evitando retrocessos cognitivos, corporais (ou físicos) e socioemocionais.
As orientações para os pais das crianças das creches indicam atividades de estímulo, brincadeiras, jogos, músicas, desenhos, conversas e algumas atividades em meios digitais.
Além disso, a escola incentiva atividades de música e dança ao vivo, via Instagram e Facebook.
Ensino Fundamental – Anos Iniciais
Nesta etapa escolar, o Colégio Ipiranga considera importante o contato com os pais via meios tecnológicos (e-mail, telefone, WhatsApp), para que eles possam organizar uma rotina diária e acompanhar a resolução de atividades pelas crianças,
As aulas gravadas são organizadas pela escola, de acordo com o planejamento de aulas e conteúdo, via plataforma digital PLURALL, e há uma lista de atividades e exercícios, sequências didáticas, trilhas de aprendizagem relacionadas às habilidades e aos objetos de aprendizagem.
A escola também disponibiliza vídeos educativos e atividades por meio de plataformas on-line, sem a necessidade de conexão simultânea, seguidos de atividades a serem realizadas com a supervisão dos pais, além de exercícios e dever de casa, de acordo com os materiais didáticos utilizados pela escola.
Ensino Fundamental – Anos Finais – e Ensino Médio
Nestas etapas, a escola proporciona Aulas Digitais, em todas as disciplinas contempladas no currículo. Elas acontecem em horários estabelecidos, com a presença do professor e do aluno, no mesmo instante e no mesmo ambiente virtual, e a gravação do encontro na Plataforma PLURALL, sempre de acordo com a elaboração de sequências didáticas construídas em consonância com as habilidades e competências preconizadas por cada área de conhecimento na BNCC.
O Colégio Ipiranga também oferece vídeos educativos por meio de plataformas on-line, sem a necessidade de conexão simultânea, seguidos de atividades a serem realizadas; estudos dirigidos, pesquisas, experiências, simulados, sempre de acordo com os materiais didáticos utilizados pela escola.
Educação Especial
O Atendimento Educacional Especializado (AEE) está sendo garantido no período de emergência e é realizado pelos profissionais responsáveis no âmbito da escola, articulados com a equipe escolar, que dá o suporte na elaboração de planos de estudo individualizados, segundo a singularidade dos alunos, articulados com as famílias.
Avaliação
A avaliação de aprendizagem, nesse período específico, acontece de forma diferente das aulas presenciais. A escola trabalha para manter os alunos ativos e com uma rotina de estudos, mas dispõe de ferramentas para diagnosticar a desenvoltura dos alunos.
O professor (a) acompanha e, se necessário intervém, quando percebe que determinado aluno não está correspondendo ao que está sendo proposto. A escola também oferta, por meio virtual, um espaço aos estudantes para verificação da aprendizagem e utiliza o acesso e execução como critério avaliativo de participação, através dos indicadores gerados no PLURALL, pelo relatório de uso.
A avaliação também contempla a atividade enviada pelo professor; a atividade postada para ser respondida no PLURALL; as listas de exercícios que contemplam os conteúdos principais abordados nas atividades remotas; o percentual de acertos de formulários criados com as questões objetivas ou subjetivas enviada aos estudantes; e a visualização da aula digital postada.
Além de todo esse aparato para levar a cabo as aulas digitais neste momento de pandemia, a escola também proporciona, em todas as etapas, espaços para orientação e reflexões sobre os desafios que o momento atual exige, através de lives e vídeos por profissionais das áreas da psicologia, nutrição e medicina.