No Maternal I A, a professora Ruthiely desenvolveu atividades para promover o consumo de alimentos saudáveis, como forma de manter hábitos de higiene e a consciência de sua contribuição para a promoção da saúde de uma forma atraente, lúdica e educativa.
Para ela, a escola é um espaço educativo e formador. Por isso, além de alfabetizar e repassar informações ela também tem como objetivo formar cidadãos capazes de viver nesta sociedade repleta de novas tecnologias e consumismo exagerado.
Dessa forma, uma das metas a serem atingidas pela escola é a formação de valores, hábitos e, entre eles, está a consolidação dos hábitos de higiene e alimentação.
Para introduzir e firmar estes hábitos, é preciso começar pela própria alimentação oferecida aos alunos no horário do lanche, a qual deve permitir o contato com uma alimentação diversificada e saudável.
O papel do professor é manter o aluno em contato com informações, de preferência de forma lúdica, sobre os alimentos, a higiene com o corpo e com o ambiente.