Depois de dois anos suspensa por causa da pandemia, no dia 03 de setembro de 2022, na solenidade de abertura, a 48ª FETRELI recebeu seus visitantes com apresentações musicais dos alunos das Séries Iniciais e ao som da IPI Banda, formada por estudantes do Ensino Médio.
Na sequência o protocolo, coordenado pelo prof. Carlos Rudolfo Kunde, deu as boas-vindas, afirmando que “felizes são a escola e a cidade que realizam uma Feira do Livro e mais felizes ainda são a escola e a cidade que realizam a 48ª edição de uma feira do livro. A cada edição, fazemos ecoar aos quatro cantos do estado, que aqui em Três Passos realizamos uma das feiras mais antigas do Rio Grande do Sul.”
A mesa oficial esteve composta pelo diretor do Colégio Ipiranga, Nelson Weber; presidente do Conselho Escolar, Paulo Blasi; prefeito Municipal, Arlei Tomazzoni; Presidente da Câmara de Vereadores, Edivan Baron; representante da Coordenadoria Regional de Educação, Marieli Müller; secretário municipal de Educação, Osvaldir Urnau; patrono da 48ª edição, Ivânio Dalagno; coordenador da 48ª FETRELI, César Castro; missionário da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, Felipe Kessler; e presidente do Grêmio Cívico Literário Monteiro Lobato, Leonardo Uebel.
O missionário Felipe Kessler fez uma breve reflexão sobre o momento, resgatou a relação de Martinho Lutero com os livros e a educação e procedeu a benção ao evento e participantes.
A representante da CRE, Marieli Müller, destacou a realização da feira para o contexto educacional e sua alegria em poder participar deste evento, que muito representa para Três Passos e Região.
O presidente da Câmara de Vereadores, Edivan Baron, salientou o apoio que a casa legislativa sempre oferece a esta feira tão importante para o município e que a mesma encaminhou uma proposição, aprovada por unanimidade, ao Executivo para tornar a FETRELI Patrimônio Cultural Imaterial do município.
O prefeito municipal, Arlei Tomazoni, reiterou o compromisso do Poder Público em tornar possível cada edição da FETRELI. Trata-se de um evento que ultrapassa os limites do município e se tornou referência na Região Celeiro. Destacou também a importância e a qualidade do Colégio Ipiranga na área educacional ao acolher alunos de vários municípios.
O diretor Nelson Weber disse que o Colégio Ipiranga, ao promover esta Feira do Livro, acredita que a diferença de uma sociedade se constrói através de valores civilizatórios e de uma cultura enriquecida e aprimorada. Por isso, o projeto FETRELI visa fomentar a literatura e contribuir na elevação da cognição humana, tão fundamental para o desenvolvimento e o aprimoramento pessoal e para uma sociedade que sonha com ideais enobrecidos, alcançáveis pela mente humana.
A história demonstra que a FETRELI é, para a sociedade três-passense e regional, um orgulho. Sim, um orgulho porque é um evento cultural de magnífica importância, que inspira mentes, através da leitura de bons livros, e sensibiliza corações para a autotransformação e para a perspectivação de transformação social.
Comemorar a 48ª edição da FETRELI é acreditar no projeto, cuja semente foi lançada há meio século. Por este motivo, enalteço as pessoas que tiveram a ideia e a coragem para se desafiar, planejar e realizar a primeira feira em 1973.
Os dois últimos anos, anos da pandemia, infelizmente inviabilizaram a realização desse evento, mas não tirou de nós o profundo desejo de retomá-la, e aqui estamos em plena abertura desta edição.
Acreditamos que a feira energiza o senso crítico, desaliena mentes adormecidas, aprimora nossa capacidade de discernimento e contribui na capacitação de avaliar as coisas com bom senso, com maior clareza e nos prepara melhor para a vida.
O livro não escolhe idade. Suas páginas abertas nos levam a navegar pelo mundo da imaginação, perceber mundos ora não imaginados e nos levam a criar conexões com o inimaginável. Teremos uma semana de realização e atividades, porém, o planejamento desse evento vem de longa data. Que saibamos prestigiar esse momento tão rico na diversificação de temáticas que são apresentadas pelos autores dos livros. Esta feira contempla uma enorme gama de gêneros literários diversificados que, certamente, irão satisfazer todos os gostos dos leitores.
Este período pós-pandemia está sendo especial para o Colégio Ipiranga, pois nossa escola está comemorando os seus 90 anos de história; conseguiu construir novos espaços físicos para abrigar parte da Educação Infantil, contribuindo, assim, para o desenvolvimento cultural e formação de novos leitores; a FETRELI, após aprovação unânime dos edis de nosso Legislativo, foi declarada Patrimônio Cultural Imaterial do Município de Três Passos pelo Poder Executivo; na próxima terça-feira acontecerá a inauguração do Espaço Cultural FETRELI, que vai reverenciar a sua história e o local onde foi realizada a sua primeira edição.
Sentimos orgulho desta caminhada, sempre trilhada com amor e dedicação pela causa educacional, o que transformou nossa escola num centro de irradiação comunitária. Daqui saíram pessoas que, contagiadas pela nossa filosofia institucional, aprenderam a ler o mundo com os múltiplos olhares e fizeram e continuam fazendo uma enorme diferença na sociedade em que atuam.
Desejo uma excelente feira do livro e que Deus continue iluminando a mente das pessoas, para oportunizar momentos especiais para engrandecimento do ser humano e de toda a humanidade.
Sem dúvida que a leitura de si e do mundo, através de um bom livro, nos leva a transcendermos para além das nossas limitações pessoais.