A turma do 1º ano do Ensino Fundamental recebeu de presente da aluna Sofia Scheren um bulbo de uma planta chamada Amaryllis. A alegria em poder plantar e a expectativa em acompanhar o crescimento da planta foram atitudes marcantes na turma.
Primeiramente, estudamos sobre esse tipo de planta e, após, o bulbo foi plantado no pátio da Escola com a ajuda dos alunos.
Todos os dias, ao chegarem à escola, os alunos verificam a planta e, observando qualquer novidade, correm uns para os outros e para as professoras relatar o observado.
Ao longo desse período de observação e de cuidado com a evolução da planta, aconteceram alguns percalços, os quais deixaram os alunos tristes. Aconteceu um acidente com um aluno de outra série, que ao passar correndo, sem querer derrubou o vaso onde a planta estava crescendo. A comoção foi geral, mas com a ajuda da Escola foi possível comprar outro vaso e replantar a amaryllis.
E, quando parecia estar tudo bem… outro acidente. Desta vez, o caule da planta quebrou. Houve até choro. Crianças ficaram muito tristes, pois pensaram que a planta não sobreviveria. E, novamente, contamos com a ajuda do Eduardo, funcionário da escola, que escorou o caule com uma estaca de madeira.
Enfim, as flores começaram a aparecer. A satisfação foi enorme e o prazer de mostrar para os amigos, pais e professores a amaryllis, é visível nos olhos dos pequenos estudantes.
Durante todo esse processo percebemos o quanto é importante valorizar o que as crianças trazem de casa, o quanto isso é significativo e o quanto de aprendizagens foram construídas, destacando-se: o cuidado, a paciência, as frustrações, as preocupações, o olhar, a amizade, a valorização das plantas.
{igallery id=”3201″ cid=”1169″ pid=”1″ type=”classic” children=”1″ showmenu=”1″ tags=”” limit=”0″}