Os alunos dos 3º anos A e B, orientados pelas professoras Francieli e Andreia, produziram instrumentos musicais para estudar o som, produzido por cada um deles.
Os alunos brincaram de cientistas e puderam perceber que ao bater no copo de vidro, o xilofone de água vibra e transforma essa vibração do ar que está no seu interior em diferentes volumes, produzindo diferentes sons.
Já com o tambor, houve mudança na intensidade do som. Ao bater com mais força, o som foi mais forte, mais potente, e, ao tocar suavemente, o som ficou mais fraco e menos potente.
O som do violão de elástico muda de acordo com a espessura do elástico. Os elásticos mais finos produzem sons mais agudos, enquanto que os elásticos mais grossos produzem sons mais graves.
As crianças aprenderam que a intensidade do som permite classificá-lo em som forte e fraco e a altura do som é a propriedade que permite distinguir os sons agudos dos sons graves.
A experiência foi divertida e proporcionou bastante aprendizado aos alunos.
As fotos a seguir são do 3° Ano B. Já a turma do 3° Ano A realizou vídeos que podem ser acessados em: