Conteúdo 2º Ano
- Importância da escrita no cotidiano;
- Ordem alfabética;
- Grafia correta das palavras;
- Identificação do som das vogais e consoantes nas palavras;
- Letras maiúsculas e minúsculas;
- Espaço entre palavras;
- Palavra: número de letras e sílabas;
- Leitura silênciosa e oral;
- Trabalhando pequenos textos: histórias em versos, relato pessoal, história em quadrinhos, texto informativo, parlenda, letra de música, lenga-lenga, piada, propaganda, conto clássico, folheto publicitário, texto informativo, poema, texto instrucional, reprodução, reportagem, conto.
- Produção de frases e textos, orais e escritos;
- Sinais de pontuação (. , ? !);
- Estudo e apropiação do sistema alfabético de escrita;
- Introdução a formas de notação: feminino e masculino, singular e plural, aumentativo e diminutivo, sinônimo e antônimo;
- Uso do dicionário.
Matemática
- Números naturais e sistemas de numeração decimal (construir e significado do número natural de diferentes usos no contexto social, explorando situações-problemas que envolvam contagem, medidas e códigos numéricos);
- Unidade, dezena e centena;
- Entender a relação entre o nº e a quantidade que o mesmo expressa;
- Adição e subtração com números naturais;
- Noção de multiplicação e divisão;
- Antecessor e sucessor;
- Dúzia;
- Números ordinais.
Ciências Humanas e da Natureza
- Vida e meio ambiente;
- Os vegetais;
- Eu: minha identidade e minha história.
Informática
- Acesso a sites e jogos que desenvolvam a atenção e a agilidade;
- Digitação envolvendo atividades de aula, passeios e outros.
Educação Física
- Atividades envolvendo diversos materiais;
- Jogos de mesa: xadrez, moinho, paciência, quebra-cabeça, dominó, memória, etc
- Resgate de brincadeiras;
- Criação de atividades em grupo, com ou sem material;
- Gincanas de competição;
- Jogos de salão;
- Jogos envolvendo regras.
Expressão Musical
- Pulsação rítmica – desenvolvimento da pulsação rítmica em atividades lúdicas e acompanhamento de canções simples diversas, utilizando diferentes fontes sonoras. Sons corporais;
- Propriedades do som – através de jogos, cartões diversos e atividades lúdicas, reconhecer as propriedades do som: altura, intensidade, timbre e duração;
- Sonorização de histórias e criação de histórias sonoras;
- Registro das histórias sonoras criadas (partitura), a partir de sinais gráficos definidos ou criados. Execução e gravação das histórias sonoras criadas;
- Criação e confecção de instrumentos musicais para a execução das histórias sonoras e acompanhamento de músicas simples;
- Conhecimento tímbrico dos diferentes instrumentos musicais;
- Uso correto da voz – respiração, dicção e entonação;
- Movimentação livre e criação de movimentos a partir de músicas variadas;
- Cultura musical – audição de diferentes gêneros musicais, desde o erudito até o folclórico, despertando o espírito na compreensão dos diversos gêneros musicais;
- Orquestra sinfônica – instrumentos musicais e compositores eruditos mais importantes e conhecidos.
- Escala musical – conhecimento aprofundado da escala ascendente e descendente. Fixação e rapidez da oralidade da escala.
- Relacionar as notas da escala musical com palavras do vocabulário diário e criar pequenos textos. Audição de músicas da mídia que contém na sua letra o nome das notas musicais;
- Transferência das notas da escala musical para a pauta. Leitura relativa e leitura em clave de sol;
- Substituição e criação de letras sobre melodias simples;
- Uso correto do aparelho fonador. Relaxamento e respiração. Dicção e entonação;
Cardápio
Trabalhe Conosco
Fale conosco
- (55) 3522-2081
- (55) 3522-2082
- (55) 9938-5405
- cipiranga@gmail.com
CEP 98600-000 - Três Passos - RS